Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Quantas horas eu posso trabalhar por dia?

Publicado por Hellen Eler
há 4 anos

Quantas horas eu posso trabalhar por dia? É uma pergunta que muitos se fazem, seja por sentir que está trabalhando demais ou porque quer entender melhor seu regime de trabalho. Seja qual for sua motivação para esta curiosidade a Constituição é bem clara.

Primeiramente, jornada de trabalho é o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, são as horas que o empregado desempenha suas funções no trabalho para o patrão. Mas qual é a jornada máxima que o empregado pode exercer?

Segundo o art. , XIII da Constituição, o empregado pode trabalhar no máximo 8 horas diárias e 44 horas semanais.

Por isso, é possível perceber muito comumente que alguns empregados trabalham, durante a semana, 8 horas por dia de segunda-feira a sexta-feira e apenas 4 horas no sábado. Isto não é porque seu empregador é gentil e quer poupar o empregado em um dia de trabalho, mas sim porque é o que determina o lei, isto é, o máximo de 44 horas semanais.

Mas é preciso destacar que a Constituição e CLT permitem a compensação de Jornada. Isto nada mais é que poder remanejar as horas de um dia de trabalho para um outro, é poder trabalhar, a exemplo, 10 horas em um dia e 6 horas em outro. É por causa dessa possibilidade de flexibilização de jornada que muitos empregados trabalham, a exemplo, de segunda a sexta, de terça a sábado e mais uma enorme variação de jornadas possíveis.

A compensação de Jornada é interessante principalmente para o empregador, pois, com isso, ele pode ser dispensado de pagar horas extras ao empregado.

  • Sobre o autorJurista e advogada especialista em Direito do Trabalho
  • Publicações9
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações77
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quantas-horas-eu-posso-trabalhar-por-dia/802647908

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Na verdade o inciso que descreve a jornada normal de trabalho na CF é o XIII e não o descrito na presente artigo. Além do mais temos que lembrar que a própria CF traz a permissão de jornada extraordinária que a CLT estabelece no máximo em 02 por dia, sem que com isso se constitua em descumprimento da norma. continuar lendo

Obrigada pela contribuição. Vou retificar. continuar lendo